Escolha uma Página

SOBRE

Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação de Obras dos Representantes da Teoria Histórico-Cultural (NUTHIC) da Universidade Federal Fluminense, liderado pela professora Dra. Zoia Prestes e tendo como vice-líder a professora Dra. Elizabeth Tunes.

Entre chegadas e partidas de pesquisadores(as) e estudantes de diversas áreas do conhecimento no grupo, os encontros semanais do NUTHIC possibilitam a fruição dos debates e inúmeras possibilidades de estudos e pesquisas com base na teoria que chegou ao Brasil no final da década de 1970, e outros que guardam relação com os movimentos sociais importantes que defendem direitos à terra, à alimentação, à habitação, entre outros.

Se há algo consubstancial que podemos apresentar à quem visitar nosso site, com certeza, são os estudos das obras de Lev Semionovitch Vigotski – fundador da teoria histórico- cultural – traduzidas diretamente do russo. Esse é o compromisso que o grupo de pesquisa NUTHIC assumiu, desde sua criação em 2013, e que faz parte de uma trajetória de leituras, estudos, pesquisas e traduções de obras desse teórico.

Os estudos e pesquisas do NUTHIC têm aprofundado a compreensão da teoria histórico-cultural, podendo-se, inclusive,
afirmar se ter descoberto um outro Vigotski, muito diferente daquele que desembarcou com traduções de versões estadunidenses. Debruçados sobre os originais do autor e comparando com versões em diferentes idiomas, discute-se a
tradução de suas ideias.

Translate »